Descrição enviada pela equipe de projeto. Obrero Mundial 144 é um edifício de 14 habitações num prédio localizado entre a rua que lhe dá o nome e o Viaduto Miguel Alemán, com frentes em ambos os lados.
O volume final parte de duas premissas: a primeira, aspirar a romper com a continuidade frontal gerada pelas fachadas dos edifícios do Viaduto e a segunda busca criar habitações com orientação dupla.
O planejamento do projeto é separado dos vizinhos, criando um pátio que conecta visualmente as duas ruas e que gera uma terceira fachada no volume.
A estrutura do edifício está resolvida com base nas paredes de carga dispostas a cada três metros no sentido longitudinal e um núcleo de concreto no sentido transversal que aporta rigidez ao volume.
A disposição estrutural das paredes configura os espaços interiores da habitação, deixando os espaços de serviço próximo ao núcleo de circulações, otimizando desta forma todas as instalações.
A composição da fachada leste é baseada numa retícula de 20x40 cm, que responde ao módulo do material escolhido, um bloco preto que cumpre com várias funções: estrutural, econômica e estética. A retícula é interrompida pelas lajes de concreto e pelas perfurações verticais que são intercaladas nos distintos níveis.
Cada habitação possui sua própria varanda.
A cor preta e a textura do bloco são acentuadas pelo contraste com a vegetação de cada uma das varandas.